Apesar do vaivém econômico, o varejo apresentou melhoria no primeiro semestre desse ano.

Apesar do vaivém econômico, o varejo apresentou melhoria no primeiro semestre desse ano. Nos seis primeiros meses, houve um crescimento de 2,2% no ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado) deflacionado, em termos nominais, o crescimento foi de 6,3%.

Para se ter uma ideia, em junho o setor cresceu 2% de acordo com o  ICVA. O centro de inteligência da empresa financeira acompanha mensalmente a evolução do varejo nacional. Vale ressaltar, que os dados levam em conta as vendas realizadas em 18 setores.

Leia esta e mais notícias relacionadas na nossa página de Economia

O índice é dividido pelo ICVA Nominal e o ICVA Deflacionado, o primeiro indica o crescimento de receita nominal ampliado no período. Portanto, reflete a visão literal do varejista. Por outro lado, o segundo conta com o desconto da inflação. O deflator utilizado é calculado a partir do Índice de Preços ao Consumidor Amplo, segundo IBGE.

Com o desconto da inflação, as vendas cresceram 2,0% em junho. Isso em comparação ao mesmo período do ano passado, que contou com os jogos da Copa do Mundo e greves nacionais. Já no índice nominal, o crescimento foi de 5,4%. Dados que enchem os olhos dos varejistas.

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here