Trechos das rodovias mineiras podem ser privatizados

Romeu Zema anuncia pacote de concessão para que rodovias mineiras sejam privatizadas
foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press

O Governador Romeu Zema (Novo) afirmou que parte das rodovias mineiras devem ser privatizadas. “Os governos federal e estadual não têm capacidade para investir em infraestrutura. A solução é fazer parcerias com a iniciativa privada. ” A constatação do governador, foi feita ao anunciar o plano de lançar pacote de concessões para estradas mineiras até o fim deste mês. Segundo Zema, ele tem feito cobranças ao governo federal pela liberação de verbas para a duplicação da BR-381. No entanto, na opinião do governador as obras andam a “passos de tartaruga”.

Em encontro com jornalistas na tarde de ontem, 02, o governador confirmou que já existem estudos avançados para que alguns trechos de rodovias de Minas. Assim, seriam entregues para empresas por meio das parcerias público-privadas (PPP). Entretanto, os trechos a serem privatizados ainda não foram detalhados pelo governo estadual.

Veja também: Governo paulista renovará as concessões de rodovias estaduais

A intenção do governo de Minas é que os motoristas encontrem estradas em melhores condições de tráfego. Mesmo que em virtude disso, sejam cobrados através de pedágios. A avaliação de Zema é que é melhor ter trechos pedagiados com segurança e qualidade do que trechos nas condições atuais.

A iniciativa de conceder trechos das rodovias estaduais em Minas Gerais não é inédita. Em 2015, no início da gestão de Fernando Pimentel (PT), o governo estadual também lançou um plano. Quase 30 mil quilômetros de estradas seriam ofertados para empresas administrarem. No entanto, em meio ao agravamento da crise econômica poucas parcerias avançaram desde então.

Rodovias mineiras devem ser privatizadas pelo alto custo

 

O governador afirmou ainda que fez cobranças junto ao Ministério da Infraestrutura e ao Palácio do Planalto sobre o andamento das obras na BR-381. Especificamente, no trecho entre Belo Horizonte e Governador Valadares. Inicialmente, a promessa do governo federal é lançar em breve um plano de concessão que inclua a rodovia mineira. Devido ao alto número de acidentes fatais conhecida como Rodovia da Morte.

Apesar da aposta na iniciativa privada, a duplicação da BR-381 deve se mostrar um desafio para o governo federal. Dois estudos feitos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) apontaram que o alto valor da obra na rodovia inviabilizaria sua gestão por uma iniciativa privada. Com isso, para ter um retorno atrativo para as empresas o valor do pedágio pode ficar muito alto.

A aposta na iniciativa privada também foi citada como solução viável para desafogar a malha rodoviária do país. Quem afirmou foi o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes durante encontro com a bancada mineira no mês passado. “Se nós quisermos prover investimentos, vamos precisar dos recursos privados”, reconheceu o ministro.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!