Transmilênio de Bogotá já opera novos ônibus Volvo

Veículos constituem primeiro lote entregue pela montadora, da maior venda da marca em uma década, totalizando 700 ônibus articulados e biarticulados

A cidade de Bogotá colocou em operação os primeiros ônibus Volvo, que integram o maior negócio da marca na década, fabricados no Brasil pela montadora sueca. O negócio que exigiu investimentos da ordem de US 810 milhões abrange um total de 700 veículos, todos eles dedicados ao sistema BRT. O primeiro lote que agora chega à capital colombiana com 336 unidades inclui 202 na versão articulada e outros 134 biarticulados. Todos vão operar em linhas troncais do sistema Transmilênio, em substituição aos antigos B10M que completaram 18 anos de atividade.

Os novos coletivos incorporam inúmeros melhoramentos em relação à versão pioneira, com destaque para os inúmeros itens de segurança, como freios a disco em todas as rodas, sistemas de monitoramento por telemetria, treinamento virtual de motoristas e controle automático de velocidade. Sem contar a adoção de tecnologias muito mais amigáveis ao meio ambiente e o uso intensivo da conectividade, entre outras benfeitorias.

“A cidade de Bogotá virou uma referência em sistemas de BRT e a Volvo vem colaborando em oferecer veículos modernos, seguros e com alta capacidade de transporte, que vão melhorar ainda mais o conforto dos passageiros e a mobilidade urbana na capital”, comenta Fabiano Todeschini, presidente da Volvo Buses Latin America.

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O executivo ressalta que a empresa reúne uma experiência de mais 40 anos em sistemas BRT, com mais de 5.000 ônibus articulados e biarticulados fornecidos em todo mundo. Segundo ele, apenas no Transmilênio, a marca já soma mais de 2.400 veículos em operação, que já rodaram mais de 780 milhões de quilômetros rodados, sendo a preferida por sete entre dez operadores da cidade. “O negócio fechado com os operadores do Transmilênio mantém a liderança Volvo em BRTs, com mais de 50% de participação nesses sistemas na América Latina, complementa de outro lado o diretor de vendas estratégicas da Volvo Buses Latin America, Alexandre Selski.

Assentos laterais

Os novos ônibus Volvo do Transmilênio tem capacidade para transportar até 300 passageiros na versão biarticulada ou 160 na articulada. Diferente dos ônibus convencionais, os assentos foram posicionados apenas nas duas laterais do veículo, como ocorre nos trens do metrô, um recurso que melhora a circulação no salão de passageiros.

Outra novidade é o exclusivo sistema de filtro de materiais particulados, que proporciona uma redução de até 96% desses resíduos, em comparação aos veículos maior eficiência em comparação aos veículos que operam atualmente em Bogotá do padrão Euro II. “Com essa tecnologia, nossos motores emitem apenas 4mg/k Wh de particulados, igual ao exigido pela norma Euro 6”, observa André Marques, diretor geral da Volvo Buses Colômbia. Os coletivos também utilizam o Biodiesel B10 oriundo de palma, considerado mais limpo, o que colabora para uma redução ainda maior dos níveis de emissões.

Sobre o Transmilênio

Inspirado no modelo de Curitiba, o BRT Transmilênio opera desde 2001 e é considerado um dos mais avançados sistemas organizados de transporte coletivo do mundo. A rede inclui 113 km de linhas troncais, mais 663 km de linhas alimentadoras, que cruzam 147 estações em funcionamento. O sistema conta com uma frota circulante de 13.000 ônibus, de 9 diferentes operadoras, que transportam cerca de 2,5 milhões de passageiros por dia. A operação é compartilhada entre empresas públicas e privadas. O governo federal e o município arcam com a infraestrutura e cuidam da gestão do sistema, enquanto os operadores cuidam da compra de veículos, da manutenção e o treinamento de motoristas. Uma outra empresa cuida da cobrança e a distribuição das receitas.

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