PIB do transporte avança 0,9% em 2017

O Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país) teve queda de 0,3% na passagem do primeiro para o segundo trimestre.

Alta acontece após dois anos consecutivos de queda. Safra e comércio exterior puxaram o crescimento.

PIB (Produto Interno Bruto) do setor de transporte avançou 0,9% em 2017, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A alta acontece depois de dois anos consecutivos de queda (-4,3% em 2015 e -6,8% em 2016).

Contribuiu para a melhoria do setor o desempenho da atividade industrial, que ficou estável ano passado após três anos seguidos de baixa. O mesmo se deu com a safra recorde de 2016/2017, que evoluiu 30% acima da anterior, beneficiando a demanda pelos serviços de transporte. Outro fator impulsionador foi o movimento do comércio exterior no ano passado. As exportações de bens e serviços avançaram 5,2% e as importações outros 5%.

Os dois últimos anos custaram muito caro ao setor de transportes. Com o crescimento de 0,9% no ano passado, o PIB do transporte voltou aos níveis verificados no último trimestre de 2010.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!