A ZF e a Ford Motor Company acabam de lançar um freio de estacionamento elétrico (EPB, sigla de “Electric Park Brake”) para o segmento de veículos comerciais leves. Trata-se do primeiro lançamento de EPBs para serviços pesados que será fornecido ao modelo 2018 da picape Ford F-150.
“O freio de estacionamento elétrico é uma tecnologia surpreendentemente versátil para veículos comerciais leves”, disse o vice-presidente for global braking, Manfred Meyer. “O uso de um EPB, por exemplo, pode resultar na redução de peso em até 20 libras (9 quilos) ou mais para vans, caminhões e SUVs, isto quando comparado com Freios de Estacionamento que utilizam a tecnologia ‘Drum-In-Hat’. O EPB pode levar à melhor economia de combustível e também à redução da emissão de CO2, pois ao eliminar a alavanca (ou o pedal do freio de estacionamento), libera-se mais espaço no interior da cabine, já que o freio é ativado com um botão”, completa Meyer.
O executivo destaca que o produto pode trabalhar em conjunto com o controle de estabilidade eletrônico para permitir paradas de emergência mais eficazes, e também para aliviar a fadiga do motorista em situações de engarrafamento. “Isso, porque, o componente mantém o veículo estacionado quando necessário e permite que ele siga em frente somente quando for seguro”, conclui.