Tesla apresenta protótipo de caminhão elétrico nos Estados Unidos

    A Tesla, empresa automotiva estadunidense, revelou, nesta sexta-feira (17), um protótipo de um caminhão de autônomo movido a energia elétrica. De acordo com a fabricante, o veículo deverá ser capaz de rodar entre 320 e 480 quilômetros com uma só carga de energia, e pode mudar o mercado de transportes de carga nos Estados Unidos.
     
    De acordo com o presidente executivo da Tesla, Elon Musk, os caminhões elétricos são parte do esforço da empresa para desafiar o domínio dos combustíveis fósseis. Após adiar duas vezes o lançamento, o executivo diz que o modelo “explodiria a mente das pessoas para fora do crânio”.
     
     
    Hoje, a empresa tem três carros elétricos à venda no mercado dos EUA, incluindo o sedã “popular” Model 3. No país, o mercado de caminhões elétricos ainda é recente e focado em veículos médios, e não de grande porte, como o modelo que a Tesla está desenvolvendo. 
     
    Segundo analistas, isso acontece por causa de limitações na capacidade de energia e no peso e custo das baterias necessárias para viabilizar um caminhão de grande porte de forma competitiva – hoje, um caminhão que roda a diesel pode viajar até 1,6 mil quilômetros com um único tanque de combustível. 
     
     
    Além da Tesla, fabricantes como a GM, e empresas do Vale do Silício, como o Uber, creem que o mercado de caminhões autônomos pode mudar drasticamente a vida nas estradas, reduzindo o tráfego e aumentando a velocidade em rodovias, além de ampliar a segurança no transporte.
     
    Fonte: O Estado de S. Paulo
     
    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!