SP reduz gastos com transportes e deve economizar R$ 57 milhões por ano

    O Governo do Estado de São Paulo anunciou, nesta terça-feira (26), a contratação de um aplicativo de transporte para o deslocamento de servidores públicos e a redução de 25% da frota de veículos. A economia total que se espera alcançar com as medidas é de R$ 57 milhões por ano.
     
    O governador Geraldo Alckmin destacou, durante o lançamento do edital, que a medida é um novo passo para adquirir eficiência no gasto público e fazer mais com menos dinheiro. “Nós estamos promovendo um ajuste para economizar dinheiro público e realizar investimentos em saúde, escolas, segurança e nos temas que interessam à população”, disse. 
     
    Para elaboração do edital, foi realizada consulta pública que contou com contribuições de empresas e entidades do setor. A assinatura do contrato deve acontecer até o fim de outubro deste ano, com início de operação prevista para novembro. O edital será publicado nesta quarta-feira (27), no Diário Oficial do Estado.
     
    A frota será reduzida de 7.375 para 5.509 veículos de serviço à disposição da Administração Estadual, o que representa uma diminuição de 25% do total. Desses, 1.479 veículos próprios serão leiloados. A medida reduzirá R$ 35,1 milhões de despesas por ano e deverá arrecadar R$ 11,3 milhões.
     
    Será diminuída apenas a frota de uso administrativo, excluindo, então, as viaturas policiais, ambulâncias e outros especiais de atendimento direto aos cidadãos. Atualmente, 443 veículos locados já estão sendo devolvidos, além do cancelamento de contrato de 338 motoristas terceirizados, o que possibilitará, segundo o governo, uma economia anual de R$ 29,5 milhões.
     
    A contratação de aplicativos será para atender as secretarias de Governo, Planejamento e Gestão, Fazenda e Casa Civil. Serão dois contratos, um para deslocamentos na cidade de São Paulo e outro na Região Metropolitana da capital paulista, podendo ser a mesma empresa vencedora dos dois. 
     
    As chefias de gabinete ficarão responsáveis por determinar os funcionários com necessidade de uso dos carros, que atenderão por chamada realizada pelo aplicativo instalado em smartphones ou pela plataforma web. Por meio de usuário e senha, será possível solicitar o serviço, que poderá sofrer penalidades financeiras em caso de atrasos recorrentes nos atendimentos – 15 minutos para corridas na capital e até meia hora para corridas na Região Metropolitana.
     
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