Acompanhe a Editora Frota
Para prevenir o envio de spam, deixe este campo em branco.

 

Você está aqui

Entidades | terça-feira, 30/01/2018 10:43

Reunião do Conet&Intersindical discute os rumos do transporte de cargas

Evento da NTC&Logística reune dias 1 e 2, em Natal, empresários e líderes sindicais do setor

Em seu primeiro grande evento do ano,  a NTC&Logística realiza em Natal, nos dias 1º e 2 de fevereiro, uma nova edição do Conet&Intersindical.  Criado há quase duas décadas, o Conet (Conselho Nacional de Estudos em Transporte, Custos, Tarifas e Mercado) é o principal foro de debate do TRC (Transporte Rodoviário de Cargas) dedicado à discussão e formulação das planilhas de custos do setor. 

O evento pretende reunir lideranças e empresários de todo o Brasil, com o objetivo de debater assuntos de interesse do transporte rodoviário de cargas, assim como unir forças para buscar melhorias para as empresas. 

Entre outros temas, Gildete Menezes, assessora jurídica da NTC, vai apresentar o Relatório de Providências do Conet/2017, realizado no Rio Janeiro e Marcelo Rodrigues falará pelo Instituto de Desenvolvimento Mercadológico Conjovem. Neuto Gonçalves dos Reis e Lauro Valdivia, do Departamento de Custos Operacionais, Estudos Técnicos e Econômicos da NTC, por sua vez, irão revelar o Índice de variação do INCT ( Índice Nacional do Custo do Transporte de Cargas), que mede a evolução dos custos fixos, variáveis e as despesas indiretas que envolvem a atividade. O indicador toma por base a Pesquisa de Defasagem do TRC, realizada junto aos associados da entidade e que mostra como andam as cobranças de frete em nível nacional.

Já o segundo dia da Intersindical será ocupado com o debate de temas importantes que marcaram o ano de 2017, como a Reforma Trabalhista e seu impacto na contratação e nas negociações coletivas; Manutenção das Entidades Sindicais, Análise do Cenário Político para 2018 e Marco Regulatório do TRC. 

José Hélio Fernandes, presidente da NTC, fala da importância do evento. “A parte mais importante do Conet&Intersindical é o 'depois'. É o destino que as entidades e as empresas darão para as decisões e diretrizes traçadas. Todos que estiverem presentes terão a responsabilidade de multiplicar em suas bases o que for discutido e tratado durante o evento, para que possa surtir efeito”. 

Segundo Fernandes, o Conet&Intersindical permite detectar os sentimentos do empresariado que serão transformados em propostas, expostas e submetidas à apreciação de todos os que estarão presentes na próxima reunião a ser realizada em seis meses. "Uma vez aprovadas, essas propostas passarão a fazer parte do rol de bandeiras a serem defendidas daí para a frente”, explica o presidente da NTC&Logística.

 

Deixe seu comentário