Paulistano está insatisfeito com limpeza e manutenção dos ônibus, afirma Idec

    O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) apresentou nesta terça-feira, 19, que os paulistanos estão insatisfeitos com a limpeza e a manutenção dos ônibus em São Paulo. O levantamento foi realizado nos últimos dez meses através do aplicativo MoveCidade, que recebeu 1.700 análises de usuários, sendo 972 referentes aos serviços de transporte municipais. 
     
    A utilização do aplicativo permite avaliar diversos aspectos do sistema de transporte, como a pontualidade, segurança, conforto e o estado de conservação dos veículos. Pela ferramenta, numa escala de 1 a 5 estrelas, os usuários deram média 2,95 pelo serviço de ônibus da cidade. Entre as notas mais altas estão o conforto com a lotação, a fluidez no trânsito e a segurança.
     
     
    De acordo com o pesquisador em Mobilidade Urbana do Idec e responsável pela pesquisa do Aplicativo MoveCidade, Rafael Calábria, “a limpeza e manutenção como quesitos mais mal avaliados chamam a atenção porque entre as reclamações recebidas pela SPTrans, o item mais criticado é o comportamento do motorista, o que se deve provavelmente pelo costume com a má qualidade desde quesito, que só é notado quando os usuários são convidados a avaliar a qualidade deste quesitoem específico”, disse. 
     
    Com os dados dessa pesquisa, o Idec apresentou os números para a SPTrans para que possam ser tomadas medidas para melhorar a qualidade do serviço. “Esses parâmetros, ajudam até na formatação da licitação, que pode aperfeiçoar a regulamentação desses itens com as empresas operadoras. Por isso, é importante que as pessoas usem o aplicativo, avaliem e contribuam para a melhoria da mobilidade urbana”, conclui Calábria.
     
    O app MoveCidade pode ser baixado para sistemas Android e IOS e será lançado no Rio de Janeiro (26 de setembro) e Belo Horizonte (28 de setembro).
     
    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!