Novo Torino oferece mais eficiência e menos manutenção

    A Marcopolo apresentou uma nova versão do seu modelo urbano de maior sucesso – o Torino S – com o objetivo de aumentar a participação da marca no segmento. O produto foi desenvolvido ao longo de dois anos, com foco no aumento da eficiência operacional e na manutenção simplificada, para proporcionar menores custos. O novo Torino S será produzido na fábrica da Marcopolo Rio, em Xerém e a expectativa da fabricante é comercializar mais de 1.000 unidades ao longo de 2017.
     
    Segundo Paulo Corso, diretor de operações comerciais e marketing da Marcopolo, com a nova versão a empresa pretende colaborar para estimular e acelerar a renovação de frota no segmento urbano. “Desenvolvemos o Torino S, que representa Soluzione (solução, em italiano), produto que mantém todos os atributos da família Torino e que proporciona ao operador praticidade e facilidade de manutenção, redução no custo e no tempo de reparação e ergonomia e conforto para o condutor”, destaca.
     
    Ao todo, a nova linha oferece 24 diferentes configurações, que atendem os cinco principais modelos de chassis urbanos vendidos no Brasil, de 11.200 mm até 13.200 mm de comprimento. O novo Torino S será montado inicialmente em chassis Mercedes-Benz OF 1519, OF 1721 e OF 1721 L e os MAN VW 15.190 OD e VW 17.230 OD.
     
    Externamente, o Torino S vem com novos conjuntos ópticos dianteiro e traseiro e um novo vigia traseiro, com lâmpadas de LED. A versão também ganhou saias laterais retas, aro de rodas em borracha e placa do veículo incorporada, e vidros laterais intercambiáveis em um único tamanho. O veículo conta ainda com espelhos retrovisores mais modernos e eficientes, tomadas de ar de teto com novo formato e sistemas de fixação e vedação de fácil acesso e manuseio para os usuários.
     
    Internamente, o posto de condução ganhou console mais ergonômico, que proporciona maior espaço para pernas e para a sua movimentação. Também conta com novas saídas de ar no painel, no teto e para as pernas, com ventilação mais forte e eficiente. O novo painel de instrumentos dispõe de teclas de comando do tipo IP66 (padrão europeu) e o seu projeto garante maior isolamento e vedação e facilita as operações de limpeza do veículo. A tampa superior interna frontal do itinerário foi redesenhada e permite o acesso ao equipamento pelo interior do ônibus
     
    A visibilidade também foi alvo de melhorias. Para garantir a perfeita visão do motorista e a segurança dos passageiros, a Marcopolo desenvolveu um novo sistema de limpador de para-brisa, com melhor funcionamento e limpeza da área de visão. Os novos braços proporcionam maior pressão das palhetas sobre o vidro, limpando a área de maneira uniforme e completa.
     
    Para tornar mais eficiente a operação dos veículos, a Marcopolo dedicou, no novo projeto, especial atenção à padronização de componentes. Com isto, conseguiu diminuir a necessidade de itens de reparo em estoque nas garagens. Vidros laterais intercambiáveis, saias laterais retas, faróis redondos com lâmpadas de LED e as opções de chassis são alguns exemplos adotados para reduzir o tempo de entrega do carro. 
     
    Segundo Luciano Resner, pelo novo conceito, a fabricante estabeleceu alguns projetos de veículos que vão diminuir o tempo de produção. “Analisamos os hábitos de compra dos principais clientes brasileiros e buscamos a padronização de componentes e opcionais, reduzindo em muito o tempo para fornecimento do produto. Este é, neste momento, um importante diferencial, pois faz com que o cliente coloque o novo veículo em operação mais cedo”, explica. 
    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!