Nova caixa I-Shift da Volvo pode tracionar até 325 toneladas

    A Volvo Trucks apresentou à imprensa internacional a nova transmissão automatizada da família I-Shift, com marchas super-reduzidas, concebida na medida para aplicações ultra severas. Lançada em março passado, na Europa, a novidade permite tracionar conjuntos de até 325 t de PBT em situações controladas e em total segurança. Essa mesma transmissão equipou o Volvo FH16 que figurou em um filme da empresa, veiculado no YouTube, onde o caminhão arrastou por 300 metros uma composição com nada menos de 20 reboques carregados de 40 contêineres, totalizando 750 toneladas de carga (confira aqui).

    “A I-Shift com marchas super-reduzidas proporciona um escopo totalmente novo para caminhões pesados com transmissão eletrônica, permitindo operar com velocidades muito baixas, a frente ou em ré. O motorista pode transportar cargas pesadas sem se preocupar em se colocar em situações de parada que podem resultar em altos custos”, diz Peter Hardin, Gerente de Produto FM e FMX. 

     

    O feito é resultado do acoplamento de uma ou duas marchas reduzidas à frente e com uma ou duas marchas reduzidas à ré, de acordo com a forma de operação, que possibilitam o deslocamento do caminhão a velocidades muito baixas, de 0,5 a 2km por hora. Segundo o especialista, a capacidade de arrancada e a dirigibilidade fortemente melhoradas com a nova marcha super-reduzida facilitam muito o trabalho do motorista. Sobretudo em terrenos difíceis com superfície escorregadia com cargas pesadas, como em canteiros de obras, minas ou florestas. “Quanto mais pesada a operação de transporte e pior a superfície ou o terreno, maior os ganhos obtidos por um caminhão com marchas reduzidas”, explica Peter Hardin.

    Foi o que se viu na pista de provas do Volvo Demo Center, localizado em Gotemburgo, na Suécia, onde a montadora disponibilizou  para um seleto grupo de jornalistas, incluindo o representante de FROTA&Cia On Line, quatro caminhões equipados com a nova caixa, caso do FMX-460 8×6 e três diferentes versões do FH 16-750 8×4, para um teste de impressões.

    Além desses, a empresa ofereceu mais dez veículos para avaliação, dotados de outras novidades e tecnologias da marca, para os mercados de construção e operações severas. A extensa lista de componentes inclui o controle automático de tração, eixos dianteiros com capacidade aumentada, direção dinâmica para caminhões de dois eixos frontais e suspensor automáticodo eixo, entre outras facilidades.

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!