Motorista dirige cerca de duas quadras por dia olhando o celular, aponta pesquisa

    A Cobli, startup paulistana de gestão de frotas, telemetria e roteirização, realizou uma pesquisa com motoristas de uma frota de entregas e passe, e constatou que os condutores dirigem cerca de duas horas por dia olhando para o celular. 
     
    O levantamento mostra que o motorista, que trabalha, em média, 6 horas por dia dirigindo na velocidade média do trânsito de São Paulo (25,5 km/h) olha o celular seis vezes a cada hora eque essa ação duraria 4,5 segundos. Ou seja, seria um total de 27 segundos olhando o aparelho nas 6h em que ele dirige.
     
    Com base nesses números, a startup concluiu que em um dia de trabalho um motorista dirigiria cerca de 200 metros sem olhar para a via, o correspondente a duas quadras, se aplicarmos essa metragem à Avenida Paulista, um dos logradouros mais importantes de São Paulo.
     
    Indo um pouco mais além, em um ano de trabalho o motorista dirigiria quase 50 km “às cegas”, o equivalente a distância de São Paulo até Jundiaí.
     
    Mesmo com todos esses dados, a infração mais recorrente é o uso do celular ao volante: 51,9% dos brasileiros cometem a contravenção. As principais “desculpas”, estão o uso de aplicativos (37,7%) e a realização ou o recebimento de ligações importantes ou urgentes (36,1%). Os números fazem parte da pesquisa nacional sobre o comportamento de motoristas no trânsito, realizada pela Arteris.
     
    Base de dados
     
    Para fazer a simulação, a empresa levou em consideração duas pesquisas. A primeira foi do Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI Brasil) que analisou esse tipo de conduta e apontou que os participantes do estudo permaneceram entre 0,3 e 4,5 segundos dirigindo às cegas, com um tempo médio de 1,48 segundos para ler e responder uma mensagem.
     
    A segunda pesquisa consultada pela Cobli, foi um um levantamento chamado Global Mobile Consumer Survey, realizada pela consultoria Deloitte, que mostra que os usuários brasileiros de smartphones olham seus aparelhos, em média, 78 vezes por dia.
     
    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!