Montadoras apostam em vendas de veículos pesados por consórcio

    A aquisição de veículos pesados através de cotas de consórcio tem crescido no país. Nos dois últimos anos, a concessionária baiana Bravo Caminhões e Ônibus realizou a venda de 270 unidades. 
     
    Segundo a gerente executiva da empresa, Alessandra Lobo, a Bravo fortaleceu a atuação neste modelo  e estima vender, em 2017, outras 150 cotas. Em função da contemplação das cotas, a concessionária faturou a venda de 50 caminhões entre 2015 e 2016, com expectativa de conversão de novas 30 vendas este ano. 
     
    No ano passado a MAN Latin America, fabricante de caminhões e ônibus Volkswagen e MAN, rede a qual a Bravo pertence, vendeu um total de 2.178 cotas de consórcio por meio das duas maiores empresas administradoras de consórcio de seus produtos atualmente, a BR Qualy e a Maggi. O número significou um crescimento de 110% em relação ao ano de 2015. 
     
    O Gerente de Operações Comerciais e Pedidos Especiais de Caminhões da MAN Latin America, Carlos Rocca, explica que o consórcio tem ganhado cada vez mais importância para a montadora. “A modalidade de consórcios deverá seguir em alta nos próximos anos refletindo o amadurecimento do mercado consumidor que passou a enxergar no produto uma importante forma de planejamento para ampliação e renovação de frota”.
     
    Para o gerente Geral de Vendas da Bravo, Marcelo Silva, o consórcio para veículos pesados é uma das grandes modalidades para aquisições de caminhões. “Acredito que as montadoras, de um modo geral, nunca deram tanta ênfase a este produto quanto agora. A crise acabou por despertar o interesse das montadoras e concessionárias, dada a segurança e garantia de grande percentual de créditos que os grupos proporcionam aos clientes durante o período de existência do grupo, que dura em média 72 meses”. 
     
    Ainda para o profissional, a modalidade é a melhor do mercado e a comparação pode ajudar o consumidor a entender esse formato. “Não é possível competir com outras modalidades quando a necessidade pelo veículo for imediata. O consórcio, na essência, é uma programação para aquisições futuras e pode contribuir muito para o crescimento escalonado das empresas”.
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