Governo lança programa para financiar dez mil ônibus urbanos

    O governo anunciou, através da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (Semob), do Ministério das Cidades, o início de operação do Programa de Renovação de Frota do Transporte Público Coletivo UrbanoRefrota 17. A iniciativa tem o propósito de incentivar a melhoria do transporte público coletivo urbano. O Refrota também deve colaborar para ativar a economia, reativar a indústria, além de transformar a mobilidade em um segmento sustentável.

    A autorização para a contratação de 100 novos ônibus marcou o início do Programa. O anúncio foi feito pelo ministro Bruno Araújo, das Cidades, para representantes do setor de transportes urbanos, incluindo a NTU, ANEF e ANFAVEA, entre outros.

    De acordo com o secretário nacional de Mobilidade Urbana, José Roberto Generoso, o Refrota vai otimizar e agilizar o processo de contratação de novos ônibus para renovação do contingente de veículos. “Serão R$ 3 bilhões disponíveis para a renovação e ampliação da frota brasileira de ônibus urbano. A meta é financiar dez mil ônibus”, disse.

    Para dar efetividade ao Refrota, o Ministério das Cidades intensificou a interlocução com a Caixa Econômica, assegurando que os recursos do FGTS estejam acessíveis e eficientes nas mãos da indústria. “Vocês construíram um produto que tem condições de decolar. Vamos estreitar nossa relação com o setor dos transportes urbanos, conhecer melhor esse arranjo e garantir um consumo qualificado”, comentou o vice-presidente da Caixa, Roberto Derziê.

    O presidente da Associação Nacional dos Transportes Urbanos, Otavio Cunha, deu as boas vindas ao programa e reforçou o impacto positivo na geração deemprego e renda para a população. “Cada ônibus novo gera 5 empregos diretos. O Refrota nos traz grandes expectativas. Será uma melhora significativa para a mobilidade”, pbservou.

     

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!