Direção autônoma faz sua estreia em ônibus

    Dois anos depois de apresentar o caminhão com condução autônoma, a Daimler AG, controladora da Mercedes-Benz, faz sua primeira demonstração pública do CityPilot, o ônibus do futuro, baseado no desenvolvimento avançado do Highway Pilot, agora para uso no transporte urbano de passageiros. O “Mercedes-Benz Future Bus” com CityPilot fez sua estreia em um trecho da mais longa rota de BRT (Bus Rapid Transit) da Europa, localizada na Holanda. Ela liga o aeroporto de Schiphol, em Amsterdam, com a cidade de Haarlem. Este percurso de quase 20 km é um verdadeiro desafio para o ônibus de condução autônoma da Mercedes-Benz, devido a suas numerosas curvas fechadas e passagens por túneis, além dos cruzamentos com semáforos.

    O “Mercedes-Benz Future Bus” com CityPilot está totalmente apto para enfrentar esse desafio: com velocidade máxima de 70 km/h em estrada aberta, o veículo é capaz de reconhecer obstáculos e pedestres na via, para com precisão nos pontos de ônibus, abre e fecha suas portas e sai automaticamente, além de comunicar-se com os sistemas de semáforos.  Ao longo do caminho, o motorista não precisa nunca operar o acelerador ou o freio e tem que assumir o volante, como exigido por lei, apenas quando houver trânsito no sentido contrário. O condutor pode, porém, intervir a qualquer momento e assumir o controle imediatamente, se necessário.

    Cerca de uma dúzia de câmeras varrem a via e suas vizinhanças, enquanto os sistemas de radar de curto e longo alcance monitoram constantemente o caminho à frente. Oveículo conta também com um sistema de GPS. Graças à fusão de dados, todas as informações recebidas criam um panorama extremamente preciso e permitem que o ônibus seja posicionado com centímetros de precisão.

    “Este sistema é um desenvolvimento avançado do Highway Pilot, especialmente voltado às grandes cidades. Ele nos permite andar de forma parcialmente autônoma em faixas de ônibus especialmente demarcadas. Isso torna o transporte público mais seguro, eficiente e produtivo. Mais pessoas podem se deslocar de A para B com mais velocidade, pontualidade e conforto. Para benefício de todos: frotistas, motoristas e passageiros de ônibus”, explica Wolfgang Bernhard, membro do Conselho de Administração da Daimler AG e responsável pela Daimler Trucks & Buses.

     

    Com cerca de doze metros de comprimento, o CityPilot apresentado no “Mercedes-Benz Future Bus” utiliza a plataforma do Citaro, mas com um visual completamente novo em termos de design externo e interior. Suas linhas harmoniosas e contornos assimétricos são inspirados na arquitetura das cidades. O mesmo se aplica ao interior do veículo, onde a amplitude do ambiente revela a inspiração nas praças e parques da cidade. O compartimento de passageiros é um verdadeiro sonho para os usuários. Ele é dividido em três zonas, para diferentes tempos de permanência a bordo. Bancos com design especial são distribuídos em espaços irregulares ao longo das paredes em cada uma das zonas. Barras de apoio inovadoras também refletem a temática dos parques, ramificando-se para o alto, como árvores, na direção do teto bicolor. A iluminação do teto lembra a cobertura de folhas de um bosque.

    Os frotistas podem transmitir informações e entretenimento por meio de grandes monitores no segmento central do compartimento de passageiros. O cockpit com um projeto completamente novo é parte integral do espaço interior. O motorista recebe informações numa grande tela com uma configuração inovadora.

    Para Hartmut Schick, chefe mundial da Daimler Buses, o “Mercedes-Benz Future Bus” com CityPilot demonstra novamente o papel de liderança da marca no segmento de ônibus. “Vamos manter essa posição também no futuro. Por isso, estamos investindo cerca de 200 milhões de euros no desenvolvimento de nossa linha de ônibus. As vantagens do CityPilot para os nossos clientes são claras: o Future Bus utiliza combustível de forma eficiente e com mínimo esforço do motor. Isso tem um impacto positivo nos custos operacionais e de manutenção, na vida útil e na disponibilidade do veículo”, afirma confiante.

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!