Despoluir e Fetranspar promovem campanha ‘Saúde na Boleia’

    A Fetranspar – Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná – aderiu à campanha“Saúde na Boleia”, promovida pela Autopista Planalto Sul. A campanha realiza ações periódicas para oferecer serviços básicos de saúde aos motoristas e busca conscientizar os condutores sobre a redução de acidentes, mortes e feridos no trânsito, além de mostrar que a vida saudável é importante para o profissional do transporte.

    A Fetranspar participou com o Programa Ambiental do TransporteDespoluir e, durante dois dias (14 e 15 de junho), realizou blitz educativa na BR 116 – Posto Nichele – Km 136+200, em Mandirituba (PR). “Na oportunidade realizamos medições dos níveis de poluentes emitidos pelos caminhões. Foi bastante produtivo, principalmente porque atendemos motoristas dos mais variados tipos de cargas. Foram aferidos desde caminhões frigoríficos, transportadores de grãos, até cegonheiras”, ressalta a coordenadora do Programa Despoluir no Paraná, Solange Caumo.

    Os técnicos do Programa Despoluir trabalharam na medição de níveis de poluentes, feitas com unidades móveis equipadas com opacímetros, que analisam os veículos movidos a diesel. O objetivo do programa é reduzir a emissão de poluentes, melhorar a qualidade do ar e racionalizar o uso de combustível. “Pudemos perceber que cerca de 10% da frota avaliada não estava em conformidade com as normas do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) e esses motoristas receberam orientações para solucionar o problema. Os veículos que estavam de acordo com as normas ambientais receberam em seus caminhões o Selo Despoluir, uma identificação de empresa ecologicamente correta e também um estímulo aos empreendedores do setor para reduzir cada vez mais a emissão poluentes veiculares”, explicou Solange.

    A ação contou também com a participação do Sest Senat, que ofereceu serviços de saúde aos motoristas que passaram pelo pátio do Posto Nichele.

    Fonte: Sest Senat

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!