Contran regulamenta placa padrão Mercosul

Nova identificação veicular vai contar com selos federais e chips de reconhecimento

Contran (Conselho Nacional de Trânsito) regulamentou, através da Resolução N° 729, o uso da placa de identificação veicular padrão Mercosul. A novidade é a inclusão de selos federais e chips de reconhecimento, fabricados pela Casa da Moeda do Brasil.

Com o regulamento, as placas vão possuir elementos que permitem maior segurança e identificação automática dos veículos, como QR Code e número de ID único. As alterações no processo de fabricação são para prevenir fraudes, além de cumprir acordos internacionais. Com a nova Resolução, apenas o Denatran poderá credenciar as empresas fabricantes.

As novas placas dispensarão o uso de lacres, em concordância com o Parágrafo 9 do Artigo 115 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Após 180 dias da publicação a Resolução entrará em vigor, sendo obrigatório para os veículos novos que receberão o emplacamento e para os que optarem por mudar o domicílio. A troca da chapa para veículos já emplacados será opcional até 2023. Dessa data em diante todos os veículos nacionais terão que conter a nova placa.

Com os novos chips, os dados serão compartilhados com as polícias FederalRodoviária Federal e estaduais, facilitando em ocorrências de roubos e furtos. Assim como a Receita Federal e receitas estaduais, em ocasiões como evasão de divisas, permitindo uma fiscalização de cargas e passageiros mais ampla.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!