Centro Tecnológico Mercedes-Benz em São Bernardo (SP) completa 25 anos

    No dia 29 de agosto de 1991, a Mercedes-Benz do Brasil inaugurava em São Bernardo do Campo (SP), o maior Centro de Desenvolvimento Tecnológico do setor de veículos comerciais do País e da América Latina. Este CDT é também o maior fora da Alemanha para caminhões e ônibus da marca Mercedes-Benz.

    “É uma feliz coincidência comemorarmos os 25 anos do CDT justamente quando a empresa celebra os seus 60 anos de atividades no País”, afirma Christof Weber, vice-presidente de Desenvolvimento Caminhões e Agregados da Mercedes-Benz do Brasil.

    Graças à atuação de seu CDT, a empresa foi pioneira no lançamento dos primeiros motores a diesel com gerenciamento eletrônico no Brasil. Depois, trouxe para o país motores ainda mais “limpos”, com tecnologia BlueTec 5, compatível com o padrão Euro 5. Também teve papel essencial na renovação total e simultânea de toda a linha de caminhões e de chassis de ônibus, em 2012, e do atual portfólio de caminhões, que chegou ao mercado este ano.

    A inauguração do CDT significou a consolidação das atividades de desenvolvimento tecnológico da Mercedes-Benz do Brasil, trabalho iniciado muito tempo antes, em 1963, com a implantação da Engenharia de Produtos, dedicada a caminhões, chassis de ônibus e agregados de veículos comerciais. No ano de 1970, foi criadaa área de Engenharia Experimental para veículos, motores e componentes. Com o CDT, em 1991, houve um agrupamento das diversas equipes e a centralização das atividades num mesmo local.

    “Graças à atuação do CDT, somos hoje um dos pólos da rede mundial de desenvolvimento da Daimler Trucks”, destaca Christof Weber. “Estamos no mesmo nível das unidades similares da Daimler na Alemanha, Estados Unidos, Japão e Turquia, realizando trabalhos globais e desenvolvendo projetos que podem ser lançados em outros países. Isso confirma a capacidade brasileira de gerar soluções com alcance mundial”, explica.

    No segmento de ônibus, a empresa também ocupa importante destaque. A Mercedes-Benz do Brasil é o centro mundial de competência da Daimler para o desenvolvimento e produção de chassis de ônibus. A unidade brasileira é, portanto, a referência para as demais empresas do Grupo.

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!