Aplicativo permite que usuário avalie transporte no Rio de Janeiro

    O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) disponibilizou, na última semana, o aplicativo MoveCidade para o estado do Rio de Janeiro. O objetivo do lançamento é verificar como está o funcionamento dos meios de transporte e gerar dados para cobrar melhorias das concessionárias e de governos, por meio de avaliações dos usuários sobre os serviços prestados.
     
    No app, os usuários podem relatar problemas nas linhas de ônibus municipais e intermunicipais, no metrô, no sistema de bicicletas compartilhadas, no trem, nas barcas e no VLT, por exemplo. A ferramenta faz perguntas sobre limpeza, segurança, pontualidade, cortesia do motorista, acessibilidade além de como é o pagamento. O usuário deve dar uma pontuação que varia de uma a cinco estrelas, na própria tela da ferramenta.
     
    Além das perguntas básicas, os usuários podem responder um questionário detalhado, dando notas para o tempo de conexão, velocidade dos veículos e condições das ciclovias. No caso do metrô, trens e das barcas, há pergunta também sobre a facilidade de levar a bicicleta nos vagões e acessibilidade para pessoas com deficiência.
     
    Com base nos dados coletados, o Idec cria um ranking de linhas, estações e estruturas relacionadas que podem ser comparadas. O coordenador de mobilidade do instituto, Rafael Calabria, explica que a proposta é enviar um relatório anual completo, detalhado, aos prestadores de serviços e autoridades, como forma de reivindicar investimentos em mobilidade. “Esporadicamente, lançaremos outros relatórios temáticos, por exemplo, sobre a visão da mulher no transporte, balanço específico de trem ou de metrô”.
     
    O MoveCidade está disponível para o download pelo Sistema Android e iOS.
     
    Fonte: Agência Brasil
    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!