O índice ABCR de atividade referente a agosto de 2019 apresentou crescimento de 0,2% no comparativo com julho. Vale ressaltar, considerando os dados dessazonalizados.

O índice ABCR de movimento nas estradas pedagiadas referente a agosto de 2019 apresentou crescimento de 0,2% no comparativo com o mês de julho, considerando os dados dessazonalizados. O índice, que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas, é apurado pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), juntamente com a Tendências Consultoria Integrada.

Na segmentação por tipo de veículo, o fluxo pedagiado de veículos leves registrou uma evolução de 1,2% em agosto, enquanto o veículos pesados apresentou queda de 0,7%. Segundo o analista Thiago Xavier, o indicador tem mostrado bastante alternância. “Em agosto, os indicadores de fluxo de pedágio a nível nacional apresentaram sinais mistos em relação ao desempenho dos últimos meses. Portanto, nota-se elevada volatilidade das variações mensais, marcada pela alternância de meses com resultados positivos e negativos”.

Relembre: Segundo ABCR, fluxo de veículos pesados cresce 2,1% em julho

Ainda de acordo com Thiago, há uma tendência moderada de expansão. “Por outro lado, nas comparações que consideram um horizonte temporal mais longo (como acumulado em 12 meses), tanto o índice total como suas aberturas por leves e pesados apresentam tendência de moderada expansão. Por isso, a leitura conjuntura dessas medidas evidencia o caráter ainda muito gradual da retomada do crescimento dos indicadores de fluxo e, em boa medida, da própria economia brasileira”. Segundo ele, é possível observar o crescimento do volume de tráfego no ano, embora venha se comportando de forma mais lenta que o esperado..

Confira os números completos e as variações do índice para agosto:

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here