Cresce demanda por serviços de transporte

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) identificou alta de 2,2% na demanda por serviços de transporte nos primeiros dois meses do ano. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) e foram divulgados pela Agência CNT de Notícias.

O incremento da demanda em fevereiro foi de 0,6% em relação ao mesmo mês de 2017, o que significa também uma retração de 0,3% em comparação com janeiro de 2018. Todos os segmentos, exceto o transporte aéreo, registraram aumento no volume de serviços.

De acordo com a pesquisa, a remuneração da atividade transportadora teve aumento de 5,5% no primeiro bimestre em relação ao mesmo período do ano anterior. O aumento na receita nominal se deve à melhora nos segmentos de transporte terrestre e aéreo que, entre janeiro e fevereiro de 2018, tiveram alta de 6,1% e 6,4%, respectivamente.

Mas o setor transportador segue fechando vagas formais de emprego. Segundo o Ministério do Trabalho, o setor de transporte, armazenagem e correio teve redução de 5.148 postos em janeiro de 2018, sendo 4.221 relacionados a vínculos do transporte rodoviário (passageiros e cargas).

Apesar de negativo para o setor, esse dado mostra uma redução do ritmo de demissões em relação a janeiro de 2017, quando foram contabilizadas 11.961 vagas a menos para a atividade transportadora. Segundo a CNT, a melhora dos indicadores econômicos e do volume de serviços apresentada pela PMS ajuda a explicar o motivo da redução do ritmo de fechamento de vagas.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!