Consumo de Etanol dispara e estoques tem queda de 19,3%

pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) o ano de 2019 registrou um recorde histórico de consumo de etanol no Brasil.

De acordo com a ANP, o consumo de etanol, entre janeiro e julho, foi 30,2% que mesmo período de 2018. Além disso, os números da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustível mostram que os estoques estão com volume 19,3% menor. Ou seja, em 2018, o Ministério da Agricultura registravam 8,81 bilhões de litros de Etanol. Já em 2019, o volume atualizado no último dia 15, foi de 7,11 bilhões.

Leia também: Preço do Biodiesel sobe e pode impactar o valor do Diesel

Se analisarmos somente o etanol hidratado, que é usado para abastecimento de veículos, os estoques caíram 21,6%. Logo, o consumo do combustível está maior. Segundo a ANP, as vendas das distribuidoras aos postos cresceram 30,2%. Somente no mês de julho, as vendas atingiram um aumento de 15,6%, ante mesmo mês do ano passado.

Confira nossa página especial sobre combustíveis

No entanto, vale mencionar que mesmo com aumento do consumo e diminuição de estoque não há risco de desabastecimento. De acordo com representantes do governo e setor privado em reunião na quarta, 28, as usinas estão em plena safra. Além disso, eles afirmam também que o consumo deve ter uma queda em breve, em razão de um aumento no preço, e consequentemente, substituição pela gasolina.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!