Uma fiscalização da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) autuou veículos a diesel por emissão de fumaça preta.

Uma fiscalização da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) autuou veículos a diesel por emissão de fumaça preta. A operação foi feita nesta terça-feira (11) nas rodovias, e na região de Piracicaba (SP) e Limeira (SP), foram oito autuações.

A fiscalização ocorreu em todo o Estado de São Paulo e, ao todo, foram mais de mil autuações. O monitoramento é feito por meio da Escala de Ringelmann, que compara a densidade da fumaça emitida com os padrões de cinza impressos na escala. Portanto, a fiscalização acontece com o veículo circulando, sem a necessidade de parada.

Leia também: Bolsonaro entrega à Câmara projeto da nova CNH

De acordo com a companhia, a operação foi intensificada e ocorreu em 42 pontos nas principais rodovias do estado. O objetivo da operação é controlar a emissão de poluentes. A intensificação deve aumentar especialmente no inverno, já que com a falta de chuvas, aumenta a poluição atmosférica e complicações respiratórias.

A multa para quem for flagrado com o veículo em condições irregulares é de R$ 1.591,80. Além disso, o valor pode dobrar em caso de reincidência no período de um ano.

O motorista tem a opção de pedir a redução ou restituição da multa. Para isso, deve procurar uma das oficinas credenciadas no programa para melhoria da manutenção de veículos a diesel. A lista deve ser conferida no site do órgão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here