Bolsonaro defende o fim dos cursos nas autoescolas para tirar a CNH

O presidente jair Bolsonaro defendeu o fim dos cursos nas autoescolas para tirar a carteira nacional de habilitação (CNH). Durante uma transmissão ao vivo, realizada na última sexta-feira (26), ele afirmou que “nem devia ter exame para nada”.

Ainda durante a transmissão, o presidente justificou que com 10 anos já estava dirigindo trator em uma fazendo de São Paulo. “Não tem que cursar autoescola, ter aula de um monte de coisa que já sabe o que vai acontecer. Então, deveria ter uma prova prática e uma prova escrita ali. Seria o suficiente para tirar a carteira de habilitação”, opinou.

Apesar das declarações, Bolsonaro deixou claro que esta foi apenas uma ideia, que poderá ficar para um segundo momento. Em junho, o Contram (Conselho Nacional de Trânsito) publicou uma resolução tornando opcional o uso de simulador para tirar a primeira habilitação e também a redução no número de horas-aula obrigatórias para o cidadão tirar a carteira de motorista.

Além disso, recentemente, o governo apresentou um projeto de lei ao Congresso prevendo alterações no CTB (Código de Trânsito Brasileiro). A proposta quer ampliar a pontuação máxima para suspender a habilitação, acabar com exame toxicológico para condutores das categorias C, D e E e aumentar a validade da CNH.

No entanto, o projeto terá de passar pela aprovação dos deputados federais e senadores.

Ainda na transmissão ao vivo, Jair Bolsonaro voltou a defender o fim do simulador, o aumento na pontuação e a não obrigatoriedade do teste de drogas, alegando que eles são caros.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!