A petroleira estatal boliviana YPFB planeja lançar oferta por participação em duto que traz gás da Bolívia ao Brasil

A petroleira estatal boliviana YPFB planeja lançar oferta por participação em duto que traz gás da Bolívia ao Brasil. Com propósito de garantir melhores termos para sua comercialização, disse a empresa na terça-feira.

Leia também: Petrobras mantém preço do diesel nas refinarias nesta quarta-feira

De acordo com a YPFB, a companhia possui a intenção de realizar o lance por uma fatia não revelada da parcela de 51% pertencente à Petrobras, da Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil (TBG). A instalação é responsável por levar gás natural boliviano da fronteira entre os países até São Paulo.

A YPFB disse que a ampliação de sua atual fatia de 12% no gasoduto a permitiria negociar diretamente com as empresas distribuidoras de gás natural. Além de indústrias do setor privado.

Petrobras se posiciona

Na segunda-feira, a Petrobras afirmou que venderia sua parcela na TBG como parte de um acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Dessa forma, estariam previstos uma série de desinvestimentos da petroleira.

A Petrobras apontou que o acordo vai proteger condições competitivas. Assim, encorajar novos participantes a entrarem no mercado de gás natural. Entretanto, não deixou claro quando ou como realizará as vendas dos ativos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here